OMS: Varíola dos macacos pode ser contida se agirmos agora

A chefe da Divisão Global de Preparação para Riscos Infecciosos da Organização Mundial da Saúde (OMS); Sylvie Briand, em reunião da Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra, nesta sexta-feira, 27, solicitou que as autoridades internacionais reajam rápido para conter a propagação da varíola dos macacos.

“Achamos que a prioridade atualmente é tentar conter essa transmissão em países não endêmicos”, disse Briand.

Até o momento, cerca de 300 casos tiveram confirmação em 22 países desde 7 de maio, quando o primeiro paciente teve diagnostico com a doença no Reino Unido. Além disso, a diretora ressalta que medidas devem ser tomadas; incluindo:

Detecção precoce dos casos; Isolamento dos pacientes; Rastreamento de contatos; bem como, compartilhamento de dados sobre os estoques de vacinas contra a doença pelas autoridades.

“Achamos que, se implementarmos as medidas corretas agora, provavelmente podemos conter isso facilmente” disse Sylvie na Assembleia Mundial da Saúde.

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.