Ícone do site

OMS: variante indiana já foi detectada em ao menos 53 países e territórios

Covid-19: Fiocruz amplia capacidade nacional de testagem

Em relatório, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que a variante indiana do coronavírus, a B.1.617, já foi oficialmente detectada em 49 países e 4 territórios. Dessa forma, 8 novas áreas passaram a fazer parte do boletim.

De acordo com o documento, a cepa B.1.617 é mais contagiosa e diminui a eficácia das vacinas da Pfizer e de Oxford/AstraZeneca. Além disso, ainda passa por investigação a relação com uma possível maior gravidade da Covid-19 e o risco de reinfecção.

Desse modo, a OMS já classificou quatro cepas como “variantes de preocupação global”: a britânica (B.1.1.7), a sul-africana (B.1.351); bem como a brasileira (P.1) e indiana (B .1.617).

Variante em São Paulo

O Instituto Adolfo Lutz identificou um caso da variante B.1.617.2, proveniente da Índia. O caso identificado em um morador de 32 anos da cidade de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, que viajou para a Índia e desembarcou no aeroporto de Guarulhos no dia 22 de maio.

Esse passageiro circulou pelo aeroporto de Guarulhos, fez um exame RT-PCR para a detecção do novo coronavírus e, antes de obter o resultado, embarcou para o Rio de Janeiro. De lá, seguiu para Campos dos Goytcazes.

 

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Aquecimento global: Sem medidas para combate o Brasil pode ter queda de 17% do PIB até 2048
O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile