PORTAL SAÚDE NO AR

OMS: ‘Temos que nos preparar para algo que pode ser ainda mais grave no futuro’

Em alerta feito pelo diretor de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan; a pandemia de Covid-19 pode não ser a “grande” pandemia; De acordo com ele o mundo precisa se preparar para algo que pode ser pior no futuro.
Durante entrevista coletiva de imprensa em Genebra na Suíça; o diretor disse que “Essa pandemia foi muito grave. Se espalhou ao redor do mundo extremamente rápido, afetou cada canto do planeta. Mas essa não é necessariamente a ‘grande’ [pandemia]”. Ainda assim, o diretor alertou que mesmo com as grandes perdas que aconteceram com a pandemia de covid-19; a doença possui taxa de letalidade baixa comparada a outras doenças. De acordo com ele, ” o planeta é frágil. Essas ameaças vão continuar”.

Além disso, também durante entrevista o  diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus; acendeu alerta sobre a pandemia; segundo ele a não seria a última que o mundo enfrentaria.

Ainda assim, reforçando o que já havia sido dito; o diretor e a cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan;  disseram que a chegada das vacinas; juntamente com as medidas de combate ao vírus precisarão ser seguidas por um tempo. A cientista lembrou que o  objetivo principal das vacinas atualmente é evitar casos graves da doença, e não a transmissão do vírus. Bem como, é preciso leva em consideração o tempo preciso para que se consiga vacinar numero suficiente de pessoas para alcançar a imunidade de rebanho.
Veja também: Covid-19: AstraZeneca anuncia medicamento para tratar infectados
O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.