A Organização Mundial de Saúde (OMS), tem trabalhado com autoridades do Camboja após dois casos humanos de gripe aviária H5N1 em membros da mesma família.
De acordo com a OMS, “a situação está “preocupante” devido ao recente aumento de casos em aves e mamíferos”. Disse Sylvie Briand, diretora de preparação e prevenção de epidemias e pandemias. A organização está revisando sua avaliação de risco global à luz do cenário recente.
A agência de saúde das Nações Unidas (ONU) avaliou pela última vez o risco para humanos da gripe aviária como baixo no início deste mês.
Casos no Camboja
Assim, Na quinta-feira (23), as autoridades do Camboja relataram a morte de uma menina de 11 anos devido ao H5N1 e começaram a testar 12 de seus contatos. Além dele, seu pai, que apresentava sintomas, também testou positivo para o vírus.
“A situação global do H5N1 é preocupante, dada a ampla disseminação do vírus em aves em todo o mundo e os crescentes relatos de casos em mamíferos, incluindo humanos”, disse Sylvie.
Além disso, Sylvie disse que ainda não está claro se houve alguma transmissão de humano para humano; ou se os dois casos foram devidos às “mesmas condições ambientais”, provavelmente contato próximo com pássaros infectados ou outros animais.