Nesta quarta- feira 14/08, o comitê de emergência a Organização Mundial da Saúde (OMS) estará reunido para avaliar o cenário de surto de mpox na África e o risco de disseminação internacional da doença.
De janeiro de 2022 a junho deste ano, 99.176 casos de mpox e 208 óbitos por causa da doença foram registrados em 116 países.
Segundo o presidente da OMS, Tedros, A, a decisão de convocar o comitê de emergência levou em conta o registro de casos fora da República Democrática do Congo, onde as infecções estão em ascensão há mais de dois anos. A situação se agravou pela constatação da transmissão de pessoa para pessoa.
Ontem (13), o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC África) declarou o cenário de mpox na região como emergência em saúde pública de segurança continental. O anúncio foi feito pelo diretor-geral da entidade, Jean Kaseya, ao citar a rápida transmissão da doença na África.
“Esse não é apenas mais um desafio. O cenário exige ação coletiva”, disse. “Nosso continente já presenciou diversas lutas. Já enfrentamos pandemias, surtos, desastres naturais e conflitos. Ainda assim, para cada adversidade, agimos. Não como nações fragmentadas, mas como uma única África. Resilientes, de forma engenhosa e resoluta.”