OMS relata progresso na luta contra a epidemia do tabaco

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais de 5 bilhões de pessoas estão cobertas por pelo menos uma medida de controle do tabaco recomendada. Anteriormente as medidas lançadas em 2007, cobriam aproximadamente 1 bilhão. As seis medidas MPOWER estão monitorando o uso do tabaco; bem como, visam prevenir e proteger as pessoas da fumaça do tabaco;

Além disso, o projeto busca oferecer ajuda para parar o consumo e alerta sobre os perigos do tabaco; aplicação de proibições de publicidade, promoção e patrocínio; e aumento de impostos sobre o tabaco.

Atualmente, cerca de 5,3 bilhões de pessoas estão cobertas por pelo menos uma dessas medidas; o número representa mais da metade de todos os países e metade da população mundial. Dessa forma, isso reflete um aumento de 14 países e quase um bilhão de pessoas a mais desde o último relatório em 2019.

Segundo a organização, mais da metade da população mundial está exposta a produtos de tabaco com advertências gráficas de saúde. Contudo, o progresso não foi uniforme em todas as medidas MPOWER. Algumas medidas, como o aumento dos impostos sobre o tabaco, demoraram a avançar e 49 países continuam sem nenhuma medida MPOWER adotada.

Atualmente, 32 países proibiram a venda de sistemas eletrônicos de entrega de nicotina (ENDS). Outros 79 adotaram pelo menos uma medida parcial para proibir o uso desses produtos em locais públicos, proibir sua publicidade, promoção e patrocínio ou exigir a afixação de advertências sanitárias nas embalagens. Isso ainda deixa 84 países onde eles não são regulamentados ou restringidos de forma alguma.

 

Campanha Vidas Importam 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.