PORTAL SAÚDE NO AR

OMS: Quase toda a população do mundo respira ar poluído

Nesta segunda-feira (4) a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta a respeito da qualidade do ar. De acordo com a OMS, 99% da população em todo o mundo respira ar fora do padrão de qualidade, problema que afeta a saúde da população.

O banco de dados tem atualização regular a cada 2-3 anos desde 2011. Segundo o documento que cobre mais de 6 mil cidades/assentamentos humanos, principalmente cidades, em 117 países, e indica onde os níveis de poluição do ar e os riscos à saúde relacionados são mais altos.

Além disso, nos países de baixa e média renda, a população sofre as maiores exposições a níveis insalubres de partículas finas e dióxido de nitrogênio.

De acordo com a OMS o dióxido de nitrogênioestá diretamente ligado a doenças respiratórias; principalmente asma, e causa sintomas como tosse, chiado ou dificuldade para respirar.

Para a redução dos níveis de poluição do ar é necessário reduzir o uso de combustíveis fósseis, além de outras medidas, segundo aponta a OMS.

“Depois de sobreviver a uma pandemia, é inaceitável ainda ter 7 milhões de mortes evitáveis ​​e inúmeros anos perdidos ​​de boa saúde devido à poluição do ar. É isso que estamos dizendo quando analisamos a montanha de dados, evidências e soluções sobre poluição do ar disponíveis. No entanto, muitos investimentos ainda estão sendo feitos em um ambiente poluído e não em um ar limpo e saudável”; ressalta Maria Neira, diretora do Departamento de Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Saúde da OMS.

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.