De acordo com a diretora regional da Organização Mundial da Saúde (OMS), a pandemia de Covid-19 está causando uma crise de saúde mental nas Américas. Juntamento com o estresse maior e o uso de drogas e álcool durante os seis meses de medidas de isolamento e confinamento domiciliar.
Além disso, a pandemia também provocou o aumento da violência doméstica contra mulheres, disse Carissa Etienne em entrevista coletiva virtual. “A pandemia de Covid-19 causou uma crise de saúde mental em nossa região em uma escala que nunca vimos antes”, disse. “É urgente que o apoio de saúde mental seja considerado um componente crítico da reação à pandemia”.
Nesse sentido, Etienne pediu que os governos ampliem os serviços de saúde mental como parte de sua reação à pandemia. Os serviços de assistência por telefone cresceram em diversos países. Contudo, a violência doméstica durante a pandemia de Covid-19 está sendo subestimada, já que as sobreviventes estão isoladas em casa e os serviços assistenciais não estão funcionando, alertou.
“Com o contato com amigos e familiares reduzido ou barreiras no acesso a serviços e abrigos, estamos deixando as sobreviventes sem ter para onde ir”, disse.
Veja também: Bolsonaro amplia orçamento da defesa e reduz orçamento da educação em 2021