Durante entrevista nesta segunda-feira (12), s Organização Mundial de Saúde) afirmou que não recomenda uma terceira dose da vacina contra a Covid-19 . De acordo com Ann Lindstrand, coordenadora do Programa Expandido de Imunizações do Departamento de Imunização; Vacinas e Biológicos, disse não haver evidências científicas suficientes para recomendar o reforço.
Além disso, Soumya Swaminathan, cientista chefe da OMS, alertou que há pessoas a pensar misturar vacinas e disse que há ainda pouca informação referente aos possíveis efeitos.
“As vacinas apresentam uma baixa na eficácia com o passar dos meses, mas isso acontece com vários imunizantes. Como propomos nas nossas recomendações, o esquema vacinal com duas doses dos imunizantes aprovados traz uma proteção boa e suficiente”, disse.
Ainda assim, a cientista completou que “Não há uma evidência que indique a necessidade de uma (terceira) dose de reforço”, salientou.
Por outro lado, a pesquisadora informou que isso não quer dizer, que futuramente esta dose extra seja necessária. Contudo, até o momento não há sentido gastar os poucos imunizantes disponíveis com uma terceira dose de reforço, explicou Soumya Swaminathan. Dessa forma, ambas porta-vozes da OMS esclarecesse que a mistura de vacinas também não é recomendada pela entidade no momento.