Nesta quinta-feira (25), a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que mais de 41 mil casos e 12 mortes por varíola dos macacos relatados em 96 países.
De acordo com informações da OMS, a maioria dos casos se concentra nos Estados Unidos. Em julho, a organização havia delcarado o surto uma emergência de saúde global em julho.
Contudo, o número de casos registrados globalmente diminuiu 21% na semana encerrada em 21 de agosto, após uma tendência de um mês de aumento de infecções, de acordo com o último relatório epidemiológico da OMS.
“Há sinais de que o surto está diminuindo na Europa, onde uma combinação de medidas eficazes de saúde pública, mudança de comportamento e vacinação está ajudando a prevenir a transmissão”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva.
Por outro lado, mais de uma dúzia de países viram um aumento no número de casos semanais, com o maior crescimento relatado nos Estados Unidos. Mais de 34% da atual contagem global de casos está no país norte-americano. A OMS disse que as infecções na região das Américas mostraram “um aumento contínuo e acentuado” na semana anterior.