OMS: Europa deverá retomar medidas para conter coronavírus

Com o aumento de casos de Covid-19 na Europa, o diretor de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan, disse nesta sexta-feira, 12; que muitos países certamente precisarão retomar medidas restritivas.

“Na Europa, agora, temos uma transmissão intensa”, declarou Ryan. “Quanto mais intensas as interações sociais e quanto mais ocorrerem em lugares não ventilados, sem uso de máscaras, maior será o risco, principalmente nos países de baixa cobertura vacinal”, completou.

Apenas na ultima semana houve registro de cerca de 2 milhões de novos casos; bem como 27 mil mortes pela doença na Europa. O número de óbitos representa mais da metade de todas as mortes por Covid no mundo nesse período.

De acordo com o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, o contágio é maior sobretudo nas nações com baixas taxas de vacinação, localizadas na Europa Oriental. Contudo, houve alta casos na parte ocidental do continente; mesmo em países com boa adesão aos imunizantes e entre os melhores do mundo em relação à cobertura vacinal.

Além disso, o representante da OMS lembrou que as vacinas diminuem o risco de hospitalização, casos graves e mortes, mas não impedem totalmente a transmissão.

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.