OMS dispensa 4ª dose de vacinas para grupos sem fatores de risco

Em nova recomendação a Organização Mundial da Saúde (OMS) informa a respeito do uso das vacinas contra a Covid-19.
De acordo com os especialistas do Grupo Consultivo Estratégico de Peritos em Imunização, não é necessário a aplicação da quarta dose. Bem como segundo reforço, na população geral sem fatores de risco. Segundo a equipe pessoas jovens e saudáveis conseguem uma proteção duradoura após o primeiro reforço.Dessa forma, para a OMS a quarta dose fica restrita aos grupos com alto risco de desenvolver a forma grave da doença e morrer após infecção do coronavírus, idosos, pessoas com comorbidades, imunossuprimidos, gestantes e profissionais da saúde.

Contudo, a Organização ressalta que os especialistas realizam revisões de estudos sobre os imunizantes e a resposta imunológica de diversos grupos populacionais. A vacinação primária com as duas doses continua sendo a prioridade.

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe