Categories: Notícias

OMS denuncia países que cultivam tabaco e as pessoas morrem de fome

Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou esta sexta-feira que mais de três milhões de hectares de terras estão a ser usados em mais de 120 países para o cultivo de tabaco, incluindo países onde as pessoas morrem à fome.

Os dados, expressos em comunicado, surgem nas vésperas do Dia Mundial Sem Tabaco, que se assinala na próxima quarta-feira, e são reportados no relatório “Cultive alimentos, não tabaco”, esta sexta-feira divulgado, que realça os malefícios do cultivo de tabaco e os benefícios de culturas “mais sustentáveis para agricultores, comunidades, economias e ambiente”.

De acordo com o relatório da OMS, Brasil e Moçambique estão entre os países que mais cultivam a planta de tabaco.

Segundo a agência da ONU, mais de 300 milhões de pessoas no mundo “enfrentam insegurança alimentar aguda”, enquanto mais de três milhões de hectares de terras em mais de 120 países estão a ser usados para “o cultivo de tabaco mortal”, incluindo em “países onde as pessoas estão a morrer à fome”.

Os mais recentes dados da OMS revelam que as áreas de plantação de tabaco estão a expandir-se em África, tendo aumentado quase 20% entre 2005 e 2020.

O relatório “Cultive alimentos, não tabaco” destaca que Brasil, China e Índia contribuem para mais de metade (mais de 55%) do cultivo mundial de tabaco. No “top 10” dos países mais produtores estão, ainda, Indonésia, Malaui, Moçambique, Turquia, Tanzânia, Estados Unidos e Zimbabué.

A OMS assinala que a cultura do tabaco causa doenças aos agricultores e que mais de um milhão de crianças que trabalham nas plantações “estão a perder a oportunidade de estudar”.

“O tabaco não é só uma grande ameaça para a insegurança alimentar, mas também para a saúde em geral, incluindo a saúde dos produtores de tabaco. Os agricultores estão expostos a pesticidas, fumo de tabaco [no processo de cura das folhas] e a tanta nicotina quanto a detetada em 50 cigarros”, salientou o diretor para a Promoção da Saúde na OMS, Ruediger Krech, citado no comunicado, alertando para problemas de saúde como doenças pulmonares crónicas e envenenamento por nicotina.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Jorge Roriz

Recent Posts

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

6 minutos ago

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

8 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

9 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

9 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

9 horas ago

Evento – A Importância da vida ativa na 3ª idade

A radialista Patricia Tosta, apresentadora do Programa Em Sintonia veiculado pela @Cardealfm, está chegando com…

10 horas ago