OMS: dengue se tornará ameaça aos EUA, Europa e África
Joice Mara Araujo
De acordo com especialista da Organização Mundial da Saúde (OMS), a dengue se tornará uma grande ameaça no sul dos Estados Unidos, no sul da Europa e em novas partes da África nesta década, uma vez que as temperaturas mais altas criam as condições para que os mosquitos transmissores da infecção se espalhem.
A doença tem afetado grande parte da Ásia e da América Latina, causando cerca de 20 mil mortes por ano. As taxas da doença já têm aumentado oito vezes em todo o mundo desde 2000, impulsionadas em grande parte pelas mudanças climáticas. Bem como pelo aumento da movimentação de pessoas e da urbanização.
Em 2022 houve registro de 4,2 milhões de casos em todo o mundo e as autoridades de saúde pública alertaram que são esperados níveis quase recordes de transmissão neste ano. Bangladesh está passando atualmente pelo pior surto de todos os tempos, com mais de 1.000 mortes.
O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe