OMS – Covid pode ter provocado a morte de até 180 mil profissionais da saúde

Um relatório da Organização Mundial da Saúde, (OMS) declara que de 135 milhões de profissionais da saúde em todo o mundo, entre 80.000 e 180.000 podem ter morrido de covid-19 no período entre janeiro de 2020 e maio de 2021.

“Por isso, é fundamental que a vacinação dos profissionais sanitários seja uma prioridade”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

A OMS fez um apelo a todos os países para que priorizem a vacinação contra a Covid-19 para os profissionais da saúde, junto aos outros grupos de risco.

“Mais de 10 meses depois da aprovação das primeiras vacinas, o fato de milhões de trabalhadores da saúde ainda não estarem vacinados é por si só uma condenação aos países e empresas que controlam a oferta mundial de vacinas”, afirmou o chefe dessa agência da ONU.

“Mas é óbvio que essa média esconde enormes diferenças entre regiões e setores econômicos. Na África, menos de 1 em cada 10 profissionais da saúde foi completamente imunizado, enquanto na maioria dos países de renda alta, mais de 80% estão vacinados com o esquema completo”, continuou Ghebreyesus.

Segundo Tedros Adhanom, os países do G20 se comprometeram a doar mais de 1,2 bilhão de doses de vacinas ao Covax, mas até agora, apenas 150 milhões foram entregues. “Para a maioria das doações, não temos um calendário. Não sabemos quantas doses o Covax vai receber, nem quando”, lamentou o diretor da OMS.

JR

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.