Ícone do site

OMS condena ataque em Hospital na faixa de Gaza

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) , Tedros Adhanom Ghebreyesus, emitiu um posicionamento nesta terça-feira, 17, condenando o bombardeio ao Hospital Árabe Al Ahli, na região norte da Faixa de Gaza, que causou a morte de, ao menos 500 pessoas, de acordo com o Ministério da Saúde palestino.

“Nós apelamos pela proteção imediata dos civis e aos serviços de saúde e pela reversão das ordens da evecuação”

“A OMS condena veementemente o ataque ao Hospital Al Ahli Arab, no norte da Faixa de Gaza”, disse a entidade. “O hospital estava funcionando e abrigava pacientes, profissionais de saúde e de atendimento, além de pessoas deslocadas internamente. Os primeiros relatórios indicam centenas de mortes e feridos”, constatou.

Segundo a agência, o hospital era um dos 20 no norte da Faixa de Gaza que enfrentavam ordens de evacuação dos militares israelenses. “A ordem de evacuação foi impossível de ser cumprida devido à insegurança atual, à condição crítica de muitos pacientes e à falta de ambulâncias, equipe, capacidade de leitos do sistema de saúde e abrigo alternativo para os deslocados”,…

“A OMS pede a proteção ativa imediata dos civis e da assistência médica. As ordens de evacuação devem ser revertidas. O direito humanitário internacional deve ser respeitado, o que significa que os cuidados com a saúde devem ser ativamente protegidos e nunca visados”, completou.

“Estamos em choque”, disse Micheal Ryan, chefe de operações da OMS. “A violência precisa parar, de todos os lados”,

O chefe da OMS fez um pedido para que uma pausa humanitária seja estabelecida para que os civis possam ser atendidos. “Não podemos esperar mais. Isso precisa acabar”, insistiu.

De acordo com ele, 115 ataques ocorreram contra estabelecimentos de saúde nesta semana. 51 deles em Gaza. Antes das mortes desta noite, foram 15 trabalhadores de saúde mortos…

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile