Notícias

OMS: composição de vacinas contra Covid-19 deve conter linhagens XBB.1

Em declaração na última quinta-feira (18), a Organização Mundial da Saúde (OMS), destaca que os imunizantes devem utilizar como antígeno, a substância capaz de induzir a resposta imunológica no organismo, linhagens descendentes da XBB.1.

Dessa forma, a OMS pede que a produção de vacinas contra a Covid-19 deve priorizar a utilização de linhagens mais recentes do coronavírus na composição dos imunizantes. A variante XBB é um recombinante das sublinhagens BA.2.10.1 e BA.2.75, ambas da variante Ômicron, de acordo com a OMS.

De acordo com o comunicado, as vacinas atuais contra a doença continuam a ser altamente eficazes na prevenção contra casos graves e morte. Contudo, a atualização da composição dos imunizantes leva em consideração a evolução do vírus e das variantes circulantes, com o objetivo de melhorar a proteção contra a doença sintomática.

A declaração é fruto de discussões do Grupo Consultivo Técnico da OMS para Composição de Vacinas, que se reuniu na semana passada, chegando a um consenso sobre a composição de futuras formulações das vacinas contra o coronavírus.

O boletim epidemiológico mais recente da OMS, aponta que, globalmente, quase 2,6 milhões de novos casos e mais de 17.000 mortes relatados nos últimos 28 dias avaliados pela OMS, período de 17 de abril a 14 de maio. Assim, os índices representam uma queda de 14% e 26%, respectivamente, em comparação com os 28 dias anteriores (20 de março a 16 de abril). Dados da organização, até o dia 14 de maio de 2023, mais de 766 milhões de casos confirmados e mais de 6,9 milhões de óbitos foram relatados globalmente à OMS.

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Joice Mara Araujo

Recent Posts

Julho amarelo – Combate as hepatites virais

Ministério da Saúde estima que mais de 785 mil pessoas foram diagnosticadas com hepatite nas…

13 horas ago

Alimentos ultraprocessados que podem encurtar sua vida

De acordo com um novo estudo realizado com mais de 500 mil pessoas acompanhadas por…

15 horas ago

A educação com a inteligência artificial e as deficiências de sua aplicação no Brasil

Fernando Alcoforado* Este vídeo tem por objetivo apresentar como a inteligência artificial poderá ser utilizada…

16 horas ago

Meta foi proibida de treinar inteligência artificial com informações de usuários brasileiros

O governo federal proibiu a empresa Meta - dona do Facebook, do Instagram e do…

19 horas ago

Festival Latinidades abre programação do Julho das Mulheres Negras

O Julho das Mulheres Negras será aberto em Salvador com o 17º Festival Latinidades, que…

19 horas ago

Vacinação contra o HPV é ampliada para quem usa PrEP

Usuários da chamada profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV, com idades entre 15 e 45 anos,…

19 horas ago