Ícone do site

OMS compartilha três mensagens na Assembléia Geral da ONU

Durante assembléia Geral da ONU (AGNU), a Organização Mundial da Saúde (OMS), compartilhou três mensagens sobre o momento de pandemia mundial. De acordo com os três aspectos compartilhados nas mensagens; a OMS destaca o acesso a ferramentas contra covid-19. Bem como as metas para desenvolvimento sustentável durante a pandemia. Assim como, a preparação global na pandemia.

Entenda o que a organização diz sobre cada aspecto:

Equitativo às ferramentas COVID-19

Primeiramente, na UNGA, a OMS apelará aos líderes mundiais para apoiar o Access to COVID-19 Tools (ACT) -Accelerator, uma colaboração internacional única para acelerar o desenvolvimento; produção e acesso equitativo aos testes COVID-19, tratamentos e vacinas globalmente , ao mesmo tempo que fortalece os sistemas de saúde.

Além disso, combinando investimentos globalmente; o ACT-Accelerator oferece uma chance para todos os países acessarem um maior número de ferramentas com mais rapidez, compartilhando riscos e custos.

O ACT-Accelerator precisa de US $ 35 bilhões para acelerar o desenvolvimento; aquisição e distribuição de 2 bilhões de doses de vacina, 245 milhões de tratamentos e 500 milhões de testes no próximo ano.

Contudo, o investimento necessário em uma solução global voltada para o acesso equitativo; em comparação com os impactos econômicos do COVID-19 e os pacotes de estímulo doméstico projetados para manter as economias à tona.

O acesso equitativo permite que todos os países alcancem a recuperação total apoiando todos os setores econômicos, protegendo a cadeia de valor global e assegurando o crescimento global de longo prazo.

Metas de desenvolvimento sustentável

De acordo com pesquisa recente da OMS, 90% dos países estão enfrentando interrupções nos serviços essenciais de saúde devido à pandemia. A pandemia corre o risco de desvendar décadas de ganhos obtidos em saúde e desenvolvimento. As áreas afetadas com mais frequência relatadas incluem imunização de rotina, diagnóstico e tratamento de doenças não transmissíveis, planejamento familiar e contracepção, tratamento para transtornos mentais e diagnóstico e tratamento de câncer.

Ainda assim, a COVID-19 oferece um lembrete claro do motivo pelo qual precisamos investir em sistemas de saúde e dados mais fortes, com base na atenção primária à saúde, para alcançar a cobertura universal de saúde e cumprir as metas relacionadas à saúde dos ODS.

Além disso, o Plano de Ação Global para Vidas Saudáveis ​​e Bem-estar para Todos (GAP) trabalha para acelerar o progresso do país nas metas relacionadas à saúde dos ODS, com o apoio de 12 agências multilaterais engajadas na saúde, desenvolvimento e resposta humanitária. Nesta semana, aprenderemos sobre o progresso feito no estabelecimento das bases para uma década de entrega e ação.

 

Preparar para a próxima pandemia

A pandemia de COVID-19 nos mostrou que o mundo estava terrivelmente despreparado – apesar dos muitos sinais de alerta e avisos.

Contudo, um ano atrás, na UNGA, o Conselho de Monitoramento de Preparação Global (GPMB) independente alertou sobre a ameaça de uma pandemia, conclamando os líderes globais a tomar medidas urgentes e unidas para se preparar.

No início desta semana, o GPMB publicou seu relatório 2020 “Mundo em desordem”. O relatório analisa um mundo desorientado pela COVID-19, sofrendo de falta de liderança e ação oportuna. Exige um compromisso renovado com o multilateralismo e com a OMS.

Na AGNU, a OMS apelará a todos os cidadãos e líderes para apoiar as cinco ações delineadas no relatório GPMB 2020: liderança responsável; cidadania engajada; sistemas fortes e ágeis para segurança sanitária; investimento sustentado e governança global robusta de preparação.

 

 

#Campanha Vidas Importam

Veja também: Novo estudo: Imunidade adquirida após covid-19 é de curta duração

Pesquisa avalia os impactos da Covid-19 no aparelho respiratório

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile