OMS anuncia transferência tecnológica para que África fabrique vacinas

De acordo com anuncio do diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus; o órgão iniciará, um programa que vai permitir a transferência de tecnologia para produção de vacinas contra a Covid-19 na África do Sul.

Atualmente, o continente africano tem enfrentado um aumento recente no número de casos e mortes de Covid-19; Dessa forma, segundo Tedros; houve crescimento de 40% de casos e óbitos provocados pelo Sars-Cov-2 no continente na última semana.

Assim, durante a coletiva, onde a organização realizou o anuncio, o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, reforçou a importância de mudar a narrativa da África como “centro de doenças e pobre em desenvolvimento”.

“Criaremos uma narrativa que celebra o sucesso contra o fardo da doença. Uma história de independência e de avanço no desenvolvimento sustentável”, disse Ramaphosa.

Além disso, Tedros também fez crítica às nações que detém o conhecimento para a fabricação das vacinas. “O nacionalismo das vacinas precisa terminar. A pandemia afeta a todos nós e não podemos ter só alguns países à frente da produção de imunizantes.”

De acordo com Soumya Swaminathan, cientista-chefe da OMS, já existe uma fábrica piloto na África do Sul, mas ainda é necessário adquirir equipamentos, treinar pessoas e comprar insumos. “Precisaremos de 9 a 10 meses para iniciar a produção de vacinas na África”, estima.

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Vacina contra covid de Cuba apresenta eficácia preliminar de 62%
O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.