OMS alerta que interromper confinamento de forma precoce, vai causar mais mortes

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom., afirmou  em coletiva de imprensa em Genebra, na tarde desta sexta-feira (10),  que o termino de forma precoce do isolamento, vai aumentar o número de mortes: ” Sei que alguns países estão planejando uma transição para tirar as restrições de isolamento. A OMS quer que as restrições sejam suspensas o mais rápido possível assim como qualquer um. Ao mesmo tempo, tirar as restrições rapidamente pode levar a um ressurgimento das mortes”, afirmou, Tedros.

A mensagem de Tedros é uma resposta para os chefes de estado que desejam terminar o confinamento.

Nesta semana, em entrevista ao apresentador José Luiz Datena, o presidente afirmou que tem um decreto pronto para mandar reabrir o comércio. Entre esta quinta e sexta-feira (10), Bolsonaro  desafiou o vírus e circulou por uma padaria e uma farmácia em Brasília, gerando aglomerações.

Na tarde de ontem (9), o ministro Henrique Mandetta comentou no Twitter o aumento da circulação nas cidades verificado essa semana: “Hoje, eu vi que o pessoal começou a andar mais. Vamos pagar esse preço ali na frente. Esse vírus adora aglomeração, adora contato. Adora que as pessoas achem que ele é inofensivo. E aí, as cidades podem pegar a transmissão sustentada.”

O chefe da Defesa Civil italiana, Angelo Borrelli, afirmou nesta sexta-feira 03 que o confinamento na Itália será prorrogado até o dia 2 de maio. O porta-voz falou sobre a necessidade de um isolamento rigoroso e afirmou que os italianos terão que ficar em casa por muitas semanas ainda.

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.