OMS alerta que demência pode afetar até 139 milhões de pessoas até 2050

De acordo com novo relatório da Organização Mundial da Saúde, divulgado na ultima quinta-feira (2); apenas um quarto dos países em todo o mundo tem uma política, estratégia ou plano nacional para apoiar as pessoas com demência e suas famílias; Ainda segundo o relatório intitulado ‘Relatório da situação global sobre a resposta de saúde pública à demência’;  a OMS estima que mais de 55 milhões de pessoas (8,1% das mulheres e 5,4% dos homens com mais de 65 anos) estão vivendo com demência.

Além disso, a estimativa é que o número aumente para 78 milhões em 2030 e 139 milhões em 2050. A demência causada por uma variedade de doenças e lesões que afetam o cérebro; bem como a doença de Alzheimer ou o derrame. Afetando a memória e outras funções cognitivas. Em 2019, o custo global da demência foi estimado em US $ 1,3 trilhão. O custo está projetado para aumentar para US $ 1,7 trilhão até 2030, ou US $ 2,8 trilhões se corrigido para aumentos nos custos de cuidados.

“A demência rouba a memória, independência e dignidade de milhões de pessoas, mas também rouba do resto de nós as pessoas que conhecemos e amamos”, disse o Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, Diretor-Geral da Organização Mundial de Saúde. “O mundo está falhando às pessoas com demência, e isso fere a todos nós. Quatro anos atrás, os governos concordaram com um conjunto claro de metas para melhorar o tratamento da demência. Mas os alvos por si só não são suficientes. Precisamos de uma ação concertada para garantir que todas as pessoas com demência possam viver com o apoio e a dignidade que merecem. ”

 

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.