O diretor de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan, alertou nesta segunda-feira (10/08) que o Brasil ainda tem altos níveis de transmissão da Covid-19. “O Brasil está sustentando um nível muito alto de epidemia. A curva [de transmissão] achatou um pouco, mas não está diminuindo”, alertou.
O país já registra 3.035.649 cados desde o inicio da pandemia, no ultimo sábado (08/08), o Brasil passou a marca de 100 mil mortes. Ryan lembrou que, apesar de o número de casos no Brasil crescer cerca de 10% por semana, o número de casos no país é muito alto. Além disso, a quantidade de casos positivos entre as pessoas que são testadas está em torno de 20%. “Muitos dos indicadores para o Brasil estão realmente apontando para transmissão comunitária contínua, pressão contínua no sistema de saúde”, afirmou o diretor de emergências.
“O Brasil continua a ter entre 50 e 60 mil novos casos por dia. As UTIs ainda estão dando conta – e, de novo, é um crédito tremendo aos profissionais de saúde do Brasil; eles estão nisso há meses”, elogiou Ryan.
Veja também: Brasil chega a 100mil mortes por covid-19
Omitir diagnóstico positivo para Covid-19 coloca em risco a vida de várias pessoas
Drauzio Varella, diz que Brasil chegou a tragédia por acumulo de erros
Justiça do Rio determina que escolas particulares permaneçam fechadas