Presença de olhos vermelhos ao tomar banho na piscina é causado por urina na água, aponta um estudo norte-americano. Segundo cientistas, a culpa não é exclusiva do cloro, mas também da quantidade de urina na água.
De acordo com o US’s Healthy Swimming Program, quando as pessoas fazem “xixi” na piscina, a urina reage com cloro e cria um composto químico que irrita os olhos. Ainda segundo o estudo, o composto, inclusive, pode criar gases venenosos que podem danificar pulmões, coração e sistema nervoso.
O integrante do US’s Healthy Swimming Program, Chris Wiant, ressalta que aquele cheiro ‘de cloro’ na piscina não é o cloro, na verdade. Chris salienta que o cheiro são substâncias químicas surgidas quando o cloro se mistura com xixi, suor e sujeira dos corpos dos nadadores.
Especialistas afirmam que aquele velho mito de que um corante adicionado na água apontaria os “mijões” ainda está longe de virar realidade. E o resultado disso, são os olhos vermelhos sendo o maior indicador de que o xixi está solto numa piscina.
Urinar em piscinas cloradas, na verdade, reduzem o efeito do cloro, o que significa que mais quantidade de cloro pode ser derramada. Mas, isso não descarta a possibilidade de livrar os banhistas de doenças mais comuns, já que muitas bactérias podem continuar a viver por dia na piscina.
Portanto, é recomendável que os banhistas estejam com os corpos limpos e possam fazer suas necessidades fisiológicas (urina) fora da piscina – garantindo um ambiente seguro.
Segundo chefe do Centro americano de controle de doenças do US’s Healthy Swimming Program, Michele Hlavsa, a solução não estará numa ciência muito complexa. Michele também enfatiza que a boa educação é o suficiente e alerta que os nadadores devem usar a piscina para nadar, o banheiro para fazer xixi e os chuveiros para lavar-se antes de entrar na piscina.
Fonte: O Globo
L.O.