Óleos de soja refinados deixarão de ser identificados como alergênicos nos rótulos

Atendendo ao pedido da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), a Agência Nacional de Vigilânica Sanitária (Anvisa) livrou os óleos de soja altamente refinados da obrigatoriedade de serem identificados, nos rótulos, como “derivados de alergênicos”.

Segundo a associação, os níveis de proteína no óleo de soja refinado são muito baixos, o que torna “pouco provável” que ele desencadeie uma reação alérgica severa em pessoas com alergia alimentar à soja.

Em 2015, a Anvisa aprovou uma resolução, a RDC 26/2015, que obriga a indústria alimentícia a informar no rótulo do produto se há presença dos principais alimentos que causam alergias alimentares.

A associação “Põe no rótulo”, grupo de famílias que trabalha para garantir que produtos com alérgenos tragam o alerta nos rótulos, manifestou preocupação com a exceção autorizada pela Anvisa em nota divulgada na página do Facebook da associação. “Preocupa-nos muito ver a RDC 26/15 – que foi construída de modo coletivo, com ampla participação da sociedade – sendo agora flexibilizada sem que haja a escuta dos consumidores e dos profissionais de saúde.”

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.