PORTAL SAÚDE NO AR

Oito pessoas morrem em explosão de silo no Paraná

Subiu para oito o número de mortos e 12 ficaram feridas em explosão de um silo de armazenamento de milho no município paranaense de Palotina, localizado no oeste do estado. De acordo com o Corpo de Bombeiros local a explosão ocorreu na quarta-feira (26), por volta das 17 horas.

Cerca de 20 bombeiros das unidades de Palotina, Toledo e Cascavel participaram das ações de resgate. O grupo contou com reforço de 14 integrantes do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost) de Curitiba.

De acordo com o major Zajac, a explosão ocorreu no interior do túnel de um dos silos da cooperativa agroindustrial C.Vale. Na sequência, se estendeu a outros três tuneis interligados. Segundo o major, o período atual é de colheita da safra de milho, e que esses armazéns recebem o produto e o estoca até a secagem, para aguardar o processamento.

Em entrevista, Zajac, informou que , entre as possíveis causas da explosão, “A compactação da massa de milho pode produzir gás por conta da fermentação. É também possível que a explosão tenha ocorrido pela poeira do milho, que também pode gerar uma atmosfera explosiva”.

A C.Vale, empresa responsável pelo silo, divulgou uma nota a respeito do ocorrido. Segundo a empresa, as causas da explosão ainda não foram identificadas.

“No momento, a prioridade está centrada na mobilização de todos os esforços e recursos necessários à preservação da integridade dos colaboradores atingidos pelo incidente e apoio aos familiares das possíveis vítimas atingidas”, diz nota, ao informar que todas equipes de segurança da cooperativa estão ativas, colaborando com autoridades.

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe