Oito milhões de baianos não completaram o ciclo vacinal

A baixa procura pelo reforço da vacinação por parte dos baianos também reacende o alerta das autoridades de saúde.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), mais de oito milhões de baianos estão com o esquema vacinal incompleto. A situação pode contribuir para o surgimento de novas variantes e aumento dos casos

A coordenadora do Centro de Operações de Emergência em Saúde da Sesab, Priscila Macedo, alerta que a vacinação é uma das medidas mais seguras para proteger e reduzir as chances de desenvolver a forma grave da doença.

“Podemos voltar a um cenário de flexibilização das normas de segurança graças ao avanço da vacinação. É entristecedor esse número porque estamos, desde o início de 2021 (quando as vacinas foram disponibilizadas), enfatizando a importância de comparecer aos postos de saúde para tomar a vacina. É fundamental que a população complete seu esquema vacinal e mantenha o nível de anticorpos para não ter a forma grave da doença”, ressalta.

Para a coordenadora, a desinformação e descrença por conta de um cenário mais favorável da pandemia podem interferir na procura pelas doses de reforço nas unidades de saúde do estado.

“Muita gente pensa: ‘tomei vacina e peguei Covid’. Precisamos deixar claro que a vacina não isenta de contrair a doença. O grande ganho da vacinação, das vacinas que estão disponíveis, é que protege contra formas mais graves da doença, inclusive óbito. Por isso que precisamos dessas doses de reforço nos intervalos que são preconizados no plano de vacinação, para que o número de anticorpos não caia tanto e para que seja possível combater o vírus e as suas subvariantes”, afirma.

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe