Para participar do novo projeto do governo federal, com o objetivo de reduzir em pelo menos 30% as infecções hospitalares nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Dos 204 hospitais selecionados em todo o país, a Bahia teve oito hospitais públicos selecionados para o “Projeto Saúde em Nossas Mãos”.
De acordo com o governo, o programa prevê que durante os próximos 24 meses, os hospitais selecionados aprendam a se organizar em rede, trabalhar de forma integrada; bem como ouvir, inovar e trocar experiências com seus pares. Assim, serão compostas equipes multidisciplinares nas diferentes áreas de interesse em torno da UTI, e haverá a definição de líderes de projeto em cada hospital.
Além disso, as unidades receberão suporte técnico, educativo e metodológico para aprimorar as práticas de segurança pelos hospitais do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), informou o Ministério da Saúde.
Dessa forma, conforme publicação do MS, na Bahia as unidades participantes estão localizadas em seis municípios. Hospital do Oeste, em Barreiras; o Clériston Andrade, em Feira de Santana; Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana; Calixto Midlej Filho, em Itabuna; bem como Hospital Manoel Novaes, em Itabuna; Hospital Metropolitano, em Lauro de Freitas; Martagão Gesteira, em Salvador; e o Hospital Municipal Esaú Matos, em Vitória da Conquista.