A chegada do verão causa aumento de temperatura em todo o Brasil. No momento, a ordem dos médicos é a que a pessoa deve beber bastante líquido. O motivo disso, no verão, é o crescimento no número de ocorrências de pessoas com cálculo renal, também conhecida como pedra no rim, pode ampliar em 20%, já que, em muitos casos, existe uma ausência de hidratação e excesso de suor.
Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), incômodos nas costas e no abdômen, vômitos, febre, dor para urinar e sangue na urina são os maiores sintomas do cálculo renal. De acordo com informações da SBN, a pedra no rim já alcança 12% da população no Brasil. E uma das maneiras mais eficientes de impedir o problema é simples: consumir dois litros de água por dia, no mínimo, principalmente na estação mais quente do ano, o verão.
Além da ausência de hidratação, outro fator que pode contribuir na expansão do cálculo renal é o sódio, com o crescimento da excreção de cálcio na urina. Para diminuir a quantidade dessa substância, especialistas ressaltam que o importante é apenas reduzir a quantidade de sal colocado nas comidas e o consumo de alimentos processados ricos em sódio.