O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) abriu as inscrições para a 2ª Olimpíada Mirim (OBMEP), competição voltada a alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental.
Neste ano há inclusão de escolas particulares. Na primeira edição participaram 2,7 milhões de estudantes de escolas públicas. As inscrições acontecem pelas instituições de ensino ou secretarias de Educação até 16 de junho, no site da competição.
O diretor adjunto do Impa e coordenador-geral da Olimpíada Brasileira de Matemática, Claudio Landim, disse que o objetivo é usar propostas lúdicas e criativas para transformar a relação das crianças com a matéria. De acordo com ele, esta segunda edição traz muitos desafios, “entre eles despertar o interesse das crianças pela matéria, envolver os professores dos primeiros anos do ensino fundamental, além de ampliar a participação das escolas”.
Fases
A Olimpíada Mirim-OBMEP acontecerá em duas fases, aplicadas pelas escolas. A primeira está marcada para 28 de agosto e consiste em prova classificatória, composta de 15 questões de múltipla escolha. Os estudantes classificados nessa etapa poderão participar da segunda, no dia 9 de novembro, também com 15 questões objetivas.
O conteúdo das provas corresponde ao grau de escolaridade dos alunos, divididos nos níveis Mirim 1 (2º e 3º anos do ensino fundamental) e Mirim 2 (4º e 5º anos do ensino fundamental). Aos melhores classificados receberão certificados digitais correspondentes a medalhas de ouro, prata e bronze.
A Olimpíada Mirim-OBMEP acontece através do Impa com o poio da B3 Social, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Bem como, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Além disso, competição tem promoção dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação.