De acordo com Monitoramento realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) revela que nos primeiros 67 dias deste ano; houve 58 mortes por covid-19 entre servidores e pessoas em privação de liberdade; totalizando 308 óbitos desde o início da pandemia.
Além disso, segundo o CNJ, o número representa aumento de 190% no registro de novos óbitos em comparação com o último bimestre do ano passado. Apenas nos últimos 70 dias de 2020, 20 pessoas faleceram devido a doença. .
Dessa forma, o compilados de dados elaborados pelo Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF/CNJ); revela que estabelecimentos do sistema prisional e unidades do sistema socioeducativo (que abrigam menores de idade) já contabilizam um total de 71.342 mil ocorrências de ccvid-19 desde o início da pandemia.
Desse modo, nos últimos 30 dias, o índice de mortes ocasionadas pelo novo coronavírus entre pessoas presas e servidores de unidades prisionais aumentou 13,5%, totalizando 269 óbitos.
Ainda de acordo com o CNJ, o repasse para adoção de medidas de higiene e limpeza no sistema prisional totaliza R$ 85,7 milhões, entre recursos estaduais e federais. Ao todo, 25 estados informaram ao conselho que estavam destinando verbas para o combate à pandemia nos presídios e unidades socioeducativas.
Veja também: Dinamarca suspende uso da vacina da AstraZeneca contra Covid-19