Fotos: Divulgação
A programação foi centrada no fortalecimento da auto-estima, porque o paciente com obesidade sofre muito com as atitudes preconceituosas da sociedade. E para tornar realidade a celebração, todo a equipe multiprofissional do Núcleo de Obesidade do Cedeba se envolveu. “Um trabalho que ultrapassa os compromissos profissionais”, como ressaltou a diretora do Cedeba, Reine Chaves Fonseca.
Notícias relacionadas
A alegria da diretora com o trabalho do Núcleo de Obesidade foi ampliada com a mensagem que lhe foi passada hoje, pelo secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas: o acesso da população da Bahia ao tratamento da obesidade será ampliado, com a criação de 28 núcleos do Cedeba, nas diferentes regiões do Estado.
A descentralização e ampliação do atendimento serão muito importantes, segundo Reine Chaves, porque a obesidade vem crescendo em todo o mundo. Mais que um problema estético – explica – a doença é fator de risco para outras doenças crônicas, principalmente diabetes e hipertensão arterial.
E o sucesso do tratamento e controle da obesidade, como destaca a diretora do Cedeba, passa pelo trabalho integrado da equipe multidisciplinar, “como fazemos aqui”. A celebração do Dia de Prevenção da Obesidade mostrou essa integração de forma clara.
A coordenadora do Núcleo de Obesidade do Cedeba, a endocrinologista Teresa Arruti, também ressaltou a importância da equipe multidisciplinar, destacando que o trabalho consiste em cuidar da obesidade com respeito e responsabilidade.
Redação Saúde no Ar
João Neto