Tratamento da obesidade ampliado

Fotos: Divulgação

30365375511_2dcfc054a4_kAo som da música “Garota de Ipanema”, o desfile de Moda Plus Size (tamanho grande), reunindo oito pacientes do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba) – algumas que já perderam muito peso – e outras ainda em tratamento – teve até torcida. O auditório do Centro de Atenção à Saúde, onde as pacientes puderam mostrar sua beleza, ressaltada pela maquigem, e seu charme, estava lotado desde cedo, porque foram muitas as atividades que marcaram a celebração do Dia Nacional de Prevenção da Obesidade.

A programação foi centrada no fortalecimento da auto-estima, porque o paciente com obesidade sofre muito com as atitudes preconceituosas da sociedade. E para tornar realidade a celebração, todo a equipe multiprofissional do Núcleo de Obesidade do Cedeba se envolveu. “Um trabalho que ultrapassa os compromissos profissionais”, como ressaltou a diretora do Cedeba, Reine Chaves Fonseca.

Notícias relacionadas

Guia Alimentar é referência

Obesidade desafio global

A alegria da diretora com o trabalho do Núcleo de Obesidade foi ampliada com a mensagem que lhe foi passada hoje, pelo secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas: o acesso da população da Bahia ao tratamento da obesidade será ampliado, com a criação de 28 núcleos do Cedeba, nas diferentes regiões do Estado.

A descentralização e ampliação do atendimento serão muito importantes, segundo Reine Chaves, porque a obesidade vem crescendo em todo o mundo. Mais que um problema estético – explica – a doença é fator de risco para outras doenças crônicas, principalmente diabetes e hipertensão arterial.

E o sucesso do tratamento e controle da obesidade, como destaca a diretora do Cedeba, passa pelo trabalho integrado da equipe multidisciplinar, “como fazemos aqui”. A celebração do Dia de Prevenção da Obesidade mostrou essa integração de forma clara.

A coordenadora do Núcleo de Obesidade do Cedeba, a endocrinologista Teresa Arruti, também ressaltou a importância da equipe multidisciplinar, destacando que o trabalho consiste em cuidar da obesidade com respeito e responsabilidade.

Redação Saúde no Ar

João Neto

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.