Obesidade canina

Dentre os animais domesticados os cães são os que mais recebem a atenção do homem. Em tal grau, que para algumas raças seria impossível sobreviver na natureza. Em consequência das adaptações naturais que os cães sofreram ao longo dos séculos para conviver em ambiente doméstico.

Essas mudanças são de níveis comportamentais e alimentares. Passaram a receber a comida pronta, geralmente rica em colorias, quando não compartilha dos maus hábitos alimentares de seus donos e mal da civilização moderna que o sedentarismo.

Geralmente, se o dono é sedentário o cachorro também será. Principalmente quando a residência tem pouco espaço. O excesso de alimentos calóricos em animais é tão prejudicial a sua saúde quanto em seres humanos. Ou seja eles também vêm sofrendo com a obesidade. Vale ressaltar que o cão não escolhe na prateleira o que vai comer, ele não tem poder de compra, portanto, a obesidade canina é de total responsabilidade do seu dono.

Antigamente algumas pessoas associavam cachorro gordo com animal bem cuidado, cheio de saúde e fofinho. Só que não é bem assim, esses maus hábitos podem tornar a vida do seu “bichinho” sofrida, além de encurtar o tempo de vida, por conta de todos os problemas de saúde provocados pela obesidade.

Como o aumento da pressão sanguínea, que pode originar problemas cardíacos. Dores articulares, maior pressão sobre o coração, pulmões, rins em consequência do peso extra. Também podem desenvolver problemas respiratórios, diabetes e ficar com a imunidade baixa, e caso necessite fazer uma cirurgia de emergia o peso será um fator risco, pois a dosagem anestésica será bem maior.

Cada raça tem seu peso mais ou menos definido a depender da altura, mesmo o sem raça definida (SRD). Ao perceber que seu animal está sobrepeso procure um médico veterinário e seja verdadeiro ao contar os hábitos alimentares do animal, para que ele não chega a obesidade e prejudique a sua saúde. Para quem alimenta o cão e gato com a ração, na embalagem do produto vem explicando a quantidade ideal para cada raça. Os gatos também estão ficando obesos.

download (4)download (1)download (3)

Ao descobrir que seu cão ou gato estão obesos o primeiro passo é saber o que está levando ao ganho peso, se come muitas guloseimas como: queijos, pães, frios, chocolate -que é um veneno para o animal e pode leva-lo a morte, daí por diante basta querer.

O que fazer?

Parte do mesmo raciocínio de uma dieta humana, se você gasta menos colorias do que consume, eventualmente terá ganho de peso. A escolha alimentar fará a diferença, se for alimenta-lo de comida caseira procure o equilíbrio, pois eles precisam de vitaminas e sais minerais, evite temperos e sal. Para quem preferir a ração, não dê comida extra e siga as orientações da embalagem. O ideal é procurar um veterinário para que faça uma avaliação geral de como anda à saúde do animal.

Movimente-se:

Leve seu cão para passear, faça corridas curtas, divirta-se com ele; jogue brinquedos para que possa pega-lo. Com os gatos mais difícil, é necessário algo mais especifico, use brinquedos que chamem sua a atenção; brinque de pegar a luz- consiste em acender uma lanterna e o gato vai tentar pegar o feixe de luz;caixa de papelão -eles adoram e também e pode ser uma opção. Não pode deixá-los dormir o dia inteiro. É claro que eles precisam de descanso mas não precisa dormir o dia todo.

images (2)images (3)  gato na caixa de papelao

 

 

 

 

Redação Saúde no Ar*

Valdira Santana

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.