Quentinhas: o que tem a mais?

Com a rotina agitada e a correria do dia a dia, as quentinhas, fazem um maior sucesso na hora do almoço. Com preço acessível e de cardápio variado conquistaram a classe trabalhadora.

Com tantas tarefas a serem cumpridas durante o dia, será que ainda sobra tempo para preocupar-se com alimentação e principalmente com a saúde? A nutricionista Mariana Souza, alerta aos consumidores que fiquem atentos para as condições de higiene desses locais.

Há fornecedor que não armazena, e nem transporta de forma adequada os alimentos que, geralmente, são preparados logo nos primeiros horários da manhã. Esses detalhes fazem a diferença, quando o alimento é mantido em ambiente inadequado pois favorece a proliferação de bactérias como a salmonela, que provoca febre, diarreia e pode levar a morte.

A conservação dos alimentos quentes devem estar, “no mínimo a 60º graus célsius, e saladas abaixo de 8°graus”, afirma a nutricionista. As saladas devem fazer parte do cardápio pois agregam fibras e nutrientes. O ideal é que estejam separadas dos outros alimentos devido a variação de temperatura.

Caso não consiga preparar toda a refeição em casa, ao menos faça a salada. Marina ainda sugere que conserve-as em potes que possam ser refrigerados no trabalho ou até mesmo o uso de bolsa térmica. Evitando consumi-las nas ruas.

Ainda de acordo com a especialista os molhos, leite e derivados, merecem atenção especial. Eles têm um tempo de conservação menor em temperatura ambiente, portanto, o risco de contaminação é maior.

O ideal seria fazer a alimentação em casa, porque você tem o controle do que está preparando. E se optar por um restaurante, não se acanhe, vá conferir como anda a higiene do ambiente onde são preparados os alimentos.

Dicas para uma alimentação sem risco:

• Prefira a embalagem de isopor, que conserva em média 3 horas a temperatura do alimento;

• Escolha uma combinação simples como o tradicional arroz com feijão.

• A farofa sempre a mais seca, sem muito molho;

• Prefira iscas de carne que geralmente é mais sequinha;

• Escolha legumes cozidos;

• Evite preparações com muito molho e queijo, porque requer temperatura adequada para conservação.

Saiba mais…

 

Redação Portal Saúde no Ar *

(E.M)

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.