Se em uma decisão o benefício é imediato, mesmo que esse benefício seja menor, então o desconto (a redução do lucro) se torna hiperbólico, ou seja, exagerado.
O desconto hiperbólico tem sido estudado há séculos, quando os comerciantes (e até os filósofos) procuravam compreender a lógica do valor do dinheiro, do retorno do capital ou dos juros associados a um empréstimo conforme o custo e a oportunidade.
Psicólogos se tornaram apaixonados por compreender o funcionamento do cérebro humano e os vieses cognitivos que atuam na tomada de decisões. Os especialistas mergulharam em cálculos matemáticos complexos para compreender e prever as forças que movem as finanças e a economia.
Daniel Kahneman, ganhador do Prêmio Nobel de Economia em 2002, junto com, Vernon Smith, analisou como tomamos decisões e como elas influenciam a economia comportamental.
A impulsividade é uma força que pode trabalhar contra nós na infância ou na idade adulta. Se eles lhe oferecessem R$ 100 agora ou R$ 120 em uma semana, o que você preferiria?
Quando a sua decisão opera sob viés cognitivo, é provável que você opte por ter menos dinheiro, mas mais cedo.