Ícone do site

O que devemos comer enquanto usamos antibióticos?

Desde que a penicilina foi descoberta, em 1928, os antibióticos transformaram infecções antes consideradas fatais em condições tratáveis. Mas, no processo de eliminar as bactérias “ruins”, eles também podem dizimar as “boas”.

Felizmente, antibióticos orais de amplo espectro não matarão toda a sua flora, afirma Amy Langdon, especialista em genômica microbiana que recentemente deixou uma posição de pós-doutorado na Universidade Simon Fraser, no Canadá.

Sua dieta pode ser o elemento mais importante da recuperação após antibióticos, diz Pawel Kiela, imunobiologista do Centro de Câncer da Universidade do Arizona que pesquisa a microbiota intestinal.

Oficiais de saúde federal dos Estados Unidos recomendam ingerir, pelo menos, de 21 a 38 gramas de fibras por dia, dependendo da idade e do sexo, mas, para algumas pessoas, antibióticos podem causar diarreia, inchaço e cólicas — e alimentos ricos em fibras podem piorar sintomas como inchaço e gases.

A Amy Langdon, especialista em genômica microbiana que recentemente deixou uma posição de pós-doutorado na Universidade Simon Fraser, no Canadá, sugere incorporar gengibre à sua dieta. Há algumas evidências de que ele pode reduzir sintomas associados à ingestão de antibióticos, como náuseas, inchaço e gases. Tente preparar gengibre fresco em água para fazer chá ou misturar uma colher de sopa de gengibre ralado em um smoothie, sugere.

Alimentos probióticos que contém lactobacilos ajudam a melhorar a flora intestinal.

Fonte: Isobel Whitcomb (The New York Times)

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile