O LHC – Large Hadrons Collider, maior acelerador de partículas do mundo passa por um upgrade. Na sede do Cern, a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, cientistas do mundo inteiro, inclusive do Brasil, trabalham dia e noite, mesmo com a parada do equipamento para atualização. Eles planejam as novas etapas do experimento, quando a já imensa energia das colisões será ainda maior, permitindo a busca de uma física até agora só imaginada.
Dez mil cientistas no mundo inteiro de forma presencial ou online, trabalham no LHC. . Esse é o maior experimento cientifico do mundo. O LHC é um grande colisor de átomos. Tem 27 km de comprimento e o túnel circular está há cem metros abaixo da Terra entre a França e a Suíça.
Os cientistas querem conhecer a estrutura da matéria que forma todo o universo, incluindo os componentes da matéria e as forças que agem sobre ela. As particulas são colididas a 99,9% da velocidade da luz. O Átomo é desmembrado até aparecer as partículas fundamentais. ( as que não podem mais serem divididas). Essas partículas existiam nos primeiros instantes do nosso universo.