PORTAL SAÚDE NO AR

O fim do capitalismo mundial

Artigo de Fernando Alcoforrado

Este artigo procura demonstrar que o sistema capitalista mundial caminha para seu fim em meados do século XXI colocando na ordem do dia a necessidade de sua substituição por um novo sistema econômico que seja capaz de promover o progresso econômico e social nos níveis de cada país e do planeta Terra como um todo.

Esta constatação resulta do fato deste estudo identificar que: 1) a evolução da taxa de lucro do sistema capitalista mundial de 1869 a 2007 apresenta declínio neste período com a tendência de alcançar lucro zero entre 2097 e 2142; 2) há declínio da taxa de lucro ao custo histórico do capital fixo das corporações dos Estados Unidos que, se for mantido nos próximos anos, esta taxa de lucro das corporações dos Estados Unidos alcançará zero em 2059; e, 3) a economia mundial apresenta queda contínua em seu crescimento de 1961 a 2007 que deve alcançar crescimento zero em 2057.

Pode-se afirmar que, muito provavelmente, a taxa de lucro do sistema capitalista mundial terá valor zero a partir de 2057 e não 2097 e 2142 porque a taxa de lucro não poderia crescer além de zero em uma economia mundial com o Produto Bruto Mundial de valor zero, isto é estagnado, a partir de 2057.

Leia o artigo completo clicando no link abaixo:

O_FIM_DO_SISTEMA_CAPITALISTA_MUNDIAL_EM

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.