Notícias

O crime organizado e a corrupção tornaram o Equador uma nação fragilizada

Com o assassinato do candidato à presidência do Equador Fernando Villavicencio na noite da quarta-feira (9), em Quito. O crime mostrou a fragilidade atual do país que, nos últimos anos, sofre com aumento nos índices de violência, além de um movimento crescente do narcotráfico e um mercado de trabalho muito informal. É o que explica Thiago Vidal, analista político.

“O Equador vem passando por uma situação delicada desde 2016, tendo as estatísticas de violência pública bastante agravadas”, explica Vidal.

A taxa de homicídios em 2022 chegou a 25 mortes a cada 100 mil habitantes. Há cerca de duas semanas, um prefeito foi assassinado no país, por exemplo. De acordo com o analista político, essas características fazem com que o país tenha diversos déficits socioeconômicos e salariais.

Dessa forma, a corrupção e o crime organizado, assim como em outros países da América do Sul, também são componentes que tornam o Equador um país cada vez mais fragilizado.

“Infelizmente não é apenas no Equador, é uma realidade que expande em muitos países. A educação integral em tempo integral pode ser uma solução aliada a esse flagelo social que acomete a todos em CEID Causas/Efeitos/Interações/Desfechos”. Disse o Diretor do Saúde no Ar, Ezequiel Oliveira.

Fernando Villavicencio tinha 59 anos e era jornalista investigativo. Foi responsável por revelar casos de corrupção no governo do Equador. Além disso, Villavicencio também trabalhou contra o narcotráfico no país, considerado por especialistas como um fenômeno recente.

O país assiste, principalmente nos últimos cinco anos, uma escalada de poder de grupos de narcotraficantes, resultado de mudanças na dinâmica do mercado de drogas combinadas com o desmonte de importantes estruturas de segurança e de combate ao tráfico.

O político afirmava que esse movimento narcotraficante no Equador não era um problema doméstico, mas, sim, um reflexo da atuação de cartéis mexicanos e colombianos no país.

 

Fonte: O Globo

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Joice Mara Araujo

Recent Posts

Especialista alerta sobre riscos de procedimentos estéticos invasivos

O aumento na busca por procedimentos estéticos no Brasil teve um crescimento considerável nos últimos…

2 dias ago

Filhos da diplomatas do Gabão, Canadá e Burkina Faso foram vítimas de truculência da PM- RJ

Julie-Pascale Moudouté, embaixatriz do Gabão no Brasil, falou que o filho de 13 anos está…

2 dias ago

Concurso unificado – Candidatos podem pedir devolução do dinheiro da inscrição até domingo 07/07

As provas do concurso Público Unificado que estavam programadas para 18 de julho foram adiadas…

2 dias ago

Saúde nos Bairros – Atendimento odontológicos neste sábado (06/07)

Para garantir boas práticas nos cuidados e higienização com a saúde bucal, equipes da Secretaria…

2 dias ago

Hospital do Homem é inaugurado em Salvador

Foi inaugurado nesta sexta-feira (5), em Salvador, o Hospital Municipal do Homem (HMH). A unidade…

2 dias ago

Como se preparar para uma entrevista de emprego: 7 dicas essenciais

Especialista destaca a importância do planejamento, estudo e disciplina para conquistar a vaga dos sonhos…

2 dias ago