O câncer de mama no ‘Saúde em foco’

Outubro Rosa está chegando ao fim, mas o alerta contra o câncer de mama deve continuar através das instituições de saúde do país. O câncer de mama lidera o índice de mortalidade no Brasil, só ficando atrás dos acidentes automobilísticos, atropelamentos e assassinatos. A cada ano morrem de câncer no Brasil dez mil mulheres. A faixa etária está acima dos 35 anos.

Em relação ao gênero, , esse tipo de câncer é o que mais mata mulheres no Brasil e no mundo depois do câncer de pele não melanoma. A cada ano, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos.O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Esse câncer é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor e existem vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente, outros não.

Uma das maiores causas da morte por câncer de mama é a detecção tardia e a metástase (transmissão de células cancerosas para um órgão próximo). Sessenta por cento dos casos são identificados em estágios avançados (tumores com mais de 5 cm de diâmetro). Aí a mastectomia (retirada de um dos seios) é inevitável. Em tumores iniciais (menos de 2 cm) pode ser feita uma cirurgia chamada quadrantectomia sem retirada do seio.

Depois da cirurgia é preciso esperar 10 anos. Se durante este período a mulher não apresentar nenhum tipo de câncer, será considerada curada. A tendência é de pelo menos 10% das vítimas apresentarem novamente o problema. Uma das explicações é a metástase da doença que pode começar um ou dois antes da manifestação do tumor, disseminar-se pelo sangue e órgãos vitais e levar à morte.
Para este ano, são esperados 57.120 casos novos de câncer de mama no país. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste. Na região Norte, é o segundo mais incidente.

O assunto vai ser discutido em mesa-redonda a ser realizada nesta sexta-feira (30.10) no programa Saúde no Ar, dentro do quadro Saúde em foco, que terá como convidadosa médica Maria de Fátima Pereira, do Grupo Gama do Hospital Aristides Maltez (HAM), e o oncologista  Rafael Batista, do Núcleo de Oncologia da Bahia ( NOB).

O programa, conduzido por Patrícia Tosta, vai ao ar a partir das 10h na Rádio Excelsior da Bahia (AM 840), podendo ser sintonizado também na nossa Rádio Web, no site www.portalsaudenoar com.br. Os interessados podem fazer perguntas através do telefone 3328.7666 ou do WhatsApp 9681.3998.

*Redação Portal Saúde no Ar

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.