Já é sabido que a atividade física associada a uma boa alimentação é capaz de prevenir ou retardar o surgimento de diversas doenças. Mas para se ter um bom preparo físico é necessário alguns cuidados com a dieta, principalmente com relação aos atletas e/ou praticantes regulares de exercícios físicos. Neste caso, um bom desempenho é mais influenciado por um bom hábito alimentar do que por mudanças drásticas na dieta, como a retirada ou aumento no consumo de algum alimento.
É bom lembrar que mesmo uma boa dieta não pode compensar a falta de habilidade para a prática da atividade física, mesmo sabendo que esta auxilia no preparo físico do indivíduo. Assim, para aqueles que desejam um bom condicionamento visando melhorar a saúde, o hábito alimentar deve ser observado.
IMPORTÂNCIA DA BOA HIDRATAÇÃO
Durante a prática de qualquer tipo de exercício físico, até mesmo uma simples caminhada, o corpo perde uma boa parte de líquido, tanto pelo suor como através da respiração. Além da água também são perdidos alguns minerais como o sódio principalmente. As perdas de líquido provocam sensação de sede, diminuem o volume e pressão sanguínea, aumenta os batimentos cardíacos e a temperatura interna do corpo. Também provoca fadiga, apatia, câimbras e exaustão.
Por esses motivos é extremamente importante a reidratação oral logo após o exercício para que o indivíduo não apresente desidratação. O ideal é que seja feita uma reidratação completa com líquidos contendo eletrólitos para reposição, como água mineral, sucos de frutas, água de coco e bebidas formuladas especialmente para a reposição destes elementos após a prática de alguma atividade.
PAPEL DOS NUTRIENTES NO EXERCÍCIO FÍSICO
Carboidratos: sua importância é o fornecimento de energia “rápida” para o músculo e armazenamento na forma de glicogênio no fígado e músculo.
Gorduras: fornece mais energia que os carboidratos, porém sua degradação é mais lenta. As reservas são utilizadas a partir de 30 min após o início de atividades aeróbicas (caminhadas, corridas, natação etc).
Proteínas: este nutriente é importante na recuperação do músculo e para gerar força muscular. O uso de aminoácidos como suplemento alimentar pode ser benéfico na reposição protéica de atletas de elite.
ALGUMAS DICAS IMPORTANTES
Respeite o limite do seu corpo. Exercício demais pode ser prejudicial;
Exercícios de alongamento antes da atividade física são muito importantes, pois previnem lesões musculares, tendinosas e aumenta a amplitude das articulações;
O aquecimento também é importante, pois aumenta a temperatura corporal, o que aumenta a força de contração muscular além de prevenir lesões;
Respeite o intervalo de 1h30min após o lanche e 3h após a refeição antes de praticar qualquer exercício. Para exercícios ao ar livre, evite horários de maior poluição e de maior exposição ao sol (10 às 16hs);
Use roupas leves e adequadas ao exercício que permitam maior mobilidade;
É indicada a prática de exercícios pelo menos 3 vezes por semana em dias alternados;
É indicado tomar banho morno após a prática de exercícios para promover um relaxamento da musculatura;
Não se esqueça de hidratar-se antes, durante e após o exercício. A água é elemento indispensável ao bom funcionamento orgânico.
Utilize também sucos naturais e água de coco para repor as perdas hídricas e eletrolíticas (sais minerais) após um esforço intenso.
Antes de praticar um exercício físico regular, faça uma avaliação médica, busque ajuda de um educador físico e procure adequar sua alimentação. Se precisar de auxílio, procure um nutricionista para elaborar um plano alimentar.