Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta. A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares. A falta da insulina ou um defeito na sua ação resulta portanto em acúmulo de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia.
Sabemos hoje que diversas condições que podem levar ao diabetes, porém a grande maioria dos casos está dividida em dois grupos: Diabetes Tipo 1 e Diabetes Tipo 2.
No diabetes Tipo 1, o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina em decorrência de um defeito do sistema imunológico, fazendo os anticorpos atacarem as células que a produzem. Essa forma de diabetes é resultado da destruição das células beta pancreáticas por um processo imunológico, ou seja, pela formação de anticorpos pelo próprio organismo contra as células beta levando a deficiência de insulina.
A pessoa com diabetes tipo 2 pode ser tratada com medicamentos orais ou injetáveis. Porém, com o passar do tempo, pode ocorrer o agravamento da doença. Nesta forma de diabetes está incluída a grande maioria dos casos (cerca de 90% dos pacientes diabéticos). Independente do tipo de diabetes, para que haja adequado controle glicêmico é preciso o uso dos medicamentos, pratica de atividade física regular, alimentação saudável e equilíbrio emocional.
Os comitês de estudos sobre o diabetes têm orientado que as pessoas com diabetes sigam a mesma alimentação saudável recomendada à população em geral. Muitas vezes pensamos que teremos de fazer uma dieta rigorosa, mas na verdade o que se espera é um planejamento e organização dos hábitos alimentares. Isto quer dizer que teremos que ter uma maior atenção quanto às escolhas dos alimentos e a quantidade consumida. Atualmente a contagem de carboidratos é a estratégia nutricional mais efetiva no tratamento para pessoas com diabetes. É importante ressaltar que todas as frutas, verduras, legumes podem e devem ser consumidos por diabéticos. O segredo é a quantidade consumida!
O assunto foi tema do Quadro “Comer e Ser” desta segunda-feira (06/11), no Programa Saúde no Ar, que expecionalmente foi apresentado pela estudante de nutrição e colaboradora do quadro, Kênnya Rosa.
Ouça o áudio:
Fonte: Viviane Sahade Souza (nutricionista)
Foto: Google
Redação Saúde no Ar