Número de transplantes de coração cresceu 16% no primeiro semestre de 2023

Gerenciada pelo Ministério da Saúde, o Brasil tem o maior sistema público de transplantes de órgãos do mundo. A estrutura, assegura que 90% das cirurgias atendam à rede pública. No primeiro semestre de 2023 ocorreram 206 transplantes de coração no país, aumento de 16% em relação ao mesmo período do ano passado. Os pacientes, por meio do SUS, recebem assistência integral, universal e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante.

Contudo, a doação de órgãos é um processo complexo, que envolve diferentes instituições e requer agilidade. Cada órgão tem um período máximo de permanência fora do corpo humano, ao longo do qual o transplante é viável, o chamado de tempo de isquemia. Para o coração, o tempo de isquemia é de apenas 4 horas, o que torna o transplante do órgão ainda mais complexo.

Além da complexidade para o processo, a lista para transplantes é única, valendo tanto para pacientes do SUS, quanto para os da rede privada. A lista de espera por um órgão funciona por ordem cronológica de cadastro, ou seja, por ordem de chegada e conforme outros critérios como os de compatibilidade, gravidade do caso e o tipo sanguíneo do doador. Assim, é levado em consideração nesses fatores  para definição de quem ter prioridade.

No último domingo (20), o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, informou que o apresentador Fausto Silva, o ‘Faustão’, vai precisar passar por um transplante cardíaco. Com isso o apresentador entrou na fila e aguarda o recebimento do novo órgão. De acordo com o comunicado, o apresentador apresentou um agravamento no quadro e, com isso, precisa de auxílio para que o coração passe a funcionar com naturalidade.

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe