A partir do mês de julho, o município de Senhor do Bonfim, distante 365 quilômetros da capital, realizará cerca de 200 novas cirurgias por mês. Isso será possível graças a um convênio entre o Governo do Estado e a prefeitura, cujo investimento estadual será de até R$ 250 mil mensais pelos procedimentos ortopédicos, histerectomias, hérnias, dentre outras.
De acordo com o secretário da Saude do Estado, Fábio Vilas-Boas, que visitou o município nesta sexta-feira (16), o governador assinará o contrato na visita que fará a localidade nos próximos dias. “Estamos fortalecendo e ampliando a assistência à saude na região. Dessa forma, o paciente não precisa se deslocar grandes distâncias, como vinha ocorrendo”, afirma o secretário.
Ainda segundo o titular da pasta da Saúde, Senhor do Bonfim é referência para uma região que engloba 400 mil habitantes, o que significa que o hospital municipal deve se tornar mais resolutivo e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que está em construção, precisa ser finalizada em breve para fortalecer a rede assistencial. “Um relatório detalhado sobre as unidades de saúde e o potencial delas será entregue ao governador a fim de subsidiar a decisão sobre a forma e o tamanho dos novos investimentos estaduais”, explica Vilas-Boas.