Categories: Alimentação

Nozes reduzem risco de morte prematura

O consumo nozes todos os dias pode reduzir o risco de morte prematura, aponta uma pesquisa holandês.  Uma relação entre o consumo do fruto e a boa saúde cardiovascular, já foi analisado em estudos anteriores, todavia esta é a primeira vez que as características das nozes e seus efeitos no desenvolvimento de determinadas doenças, são estudas.

Cientistas da Universidade de Maastricht, após dez anos de pesquisa, concluíram que as pessoas que consumiram diariamente pelo menos 10 gramas de nozes ou amendoim tiveram 23% menos risco de morte. O estudo também revelou que o consumo de pasta de amendoim não traz nenhum tipo de benefício à saúde, pois contém níveis elevados de sal e gordura trans.

O estudo contou com 120 mil participantes, incluindo homens e mulheres, com idade entre 55 e 69 anos –  que foram submetidos a uma análise sobre a dieta alimentar e o estilo de vida.Após uma década, os cientistas analisaram o índice de mortalidade do grupo. O risco de morte prematura causada por enfermidades como câncer, diabetes, doenças respiratórias e neurodegenerativas era menor entre o grupo que consumia nozes regularmente.

A pesquisa ainda mostrou que a composição do fruto por ácidos graxos monoinsaturados e polinsaturados, vitaminas, fibras, antioxidantes e outros compostos bioativos seria responsável pela sua boa ação no organismo.

O líder do estudo publicado no International Journal of Epidemiology, Piet van den Brandt, relatou que ficou impressionado ao notar uma redução significativa da mortalidade mesmo entre os que consumiam diariamente uma média de 15 gramas de nozes e amendoim.

Os pesquisadores ainda acrescentaram que A conclusão do estudo, considerou também o fato de que normalmente os consumidores de nozes são também consumidores de frutas, verduras e legumes, além descobrir que as mulheres que têm hábito de comer nozes são geralmente mais magras. Segundo van den Brandt, os resultados foram ajustados de modo a refletir este quadro.

L.O.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Jorge Roriz

Recent Posts

Vagas de emprego no Simm nesta quarta-feira (16/07)

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 54 vagas de emprego…

10 minutos ago

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

2 horas ago

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

10 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

11 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

12 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

12 horas ago