A passagem do milênio caracteriza-se pela alta intensidade de mudanças de relevante importância e impactos econômicos, políticos e sociais. Em épocas de transformações tão radicais e abrangentes como essa, caracterizada pela transição de uma era industrial para uma baseada no conhecimento, aumenta-se, em muito, o grau de indefinições e incertezas.
Há, portanto, que se fazer esforço redobrado para, em primeiro lugar, identificar e entender esses novos desafios, o que exige o desenvolvimento de um novo quadro conceitual e analítico que permita captar, mensurar e avaliar os elementos que são determinantes de tais mudanças.
E, em segundo lugar, é necessário um esforço para distinguir, entre as características e tendências emergentes, as que são mais duradouras das que são transitórias. Ou seja, lidar com a necessidade do que Milton Santos resumiu como distinguir o modo da moda.
É importante entender as especificidades da atual transição e os novos espaços que podem ser aproveitados, na perspectiva de um projeto de desenvolvimento nacional capaz de articular e mobilizar esforços, bem como superar problemas estruturais, sobretudo as desigualdades sociais e regionais que representam importante obstáculos a seu desenvolvimento.
As expectativas frente aos novos desafios políticos e econômicos será o tema da entrevista com a Médica do trabalho -Presidente Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), Teresa Cristina Santos Maltez, amanhã (13.05), das 8h às 9h, no programa Saúde no Ar na Rádio Excelsior Am 840 ou no Portal Saúde no Ar
Fonte: Artigo Scielo
Redação Saúde no Ar*
Ana Paula Nobre