Um novo vírus chega ao estado do Goiás e já tem registro de cinco pessoas com a doença. Batizado como Mayaro, o vírus surgiu na região africana, especificamente nas áreas silvestre, mas atualmente tem atingido a população das cidades da África.
De acordo com médica sanitarista, mestre em epidemiologia e coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Jesuína Castro, não há nenhum caso ainda registrado na Bahia, mas o órgão responsável se mantem em alerta. O Mayaro é uma doença febril aguda e tem componente articular – atingindo muito as juntas.
Em decorrência desses registros no estado de Goiás, a coordenadora alerta sobre as precauções “O mais importante é olhar os criadouros dentro das locais que se tem, nas casas, nos locais de trabalho e local onde as pessoas estudam”, enfatiza. Jesuína Castro sinaliza ainda a importância do acompanhamento dessas ocorrências pelas equipes de saúde. “São necessárias as buscativas de casos, se não há casos encontrados nos serviços, que busquem nas comunidades”, salienta a médica.
Doença – É uma infecção causada pelo vírus Mayaro (MAYV). Sua transmissão é tipicamente pela picada do mosquito Haemagogus. Pesquisadores admitem que este vírus também possa ser transmitido por outras espécies de mosquitos, como Culex, Aedes, Psophora e Sabethes, podendo também ocorrer uma forma urbana da doença, do mesmo modo que ocorre com a febre amarela.
Lúcio Oliveira