De acordo com autoridades turcas, um novo terremoto atingiu o Sudeste da Turquia nesta segunda-feira (27), matando uma pessoa, ferindo 69 e causando o desabamento de 29 prédios. Assim, iniciou um novo trabalho intenso para resgatar moradores que podem estar presos nos escombros dos prédios.
O tremor secundário mais recente, com magnitude de 5,6 e profundidade de 6,15 km, ocorre três semanas depois de um grande tremor que matou mais de 50 mil pessoas na Turquia e na Síria.
Yunus Sezer, chefe da Autoridade de Gerenciamento de Emergências e Desastres da Turquia (AFAD), disse, em entrevista, que equipes de busca e resgate foram enviadas para cinco prédios.
Houve quatro novos terremotos na região nas últimas três semanas, além de 45 tremores secundários com magnitudes entre cinco e seis, afirmou o diretor geral de terremotos e redução de riscos da AFAD, Orhan Tatar.
“Essa é uma atividade extraordinária”, disse ele.
Os terremotos ocorrem meses antes das eleições presidenciais e parlamentares, marcadas para junho, que representam o maior desafio político para o presidente Tayyip Erdogan em suas duas décadas de governo.
Fonte: Reuters