Com base no relatório Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC); a equipe de mudança do nível do mar da National Aeronautics and Space Administration (Nasa) criou uma ferramenta de projeção da superfície que possibilita visualizar os impactos do futuro aumento nos litorais e nas comunidades.
Contudo, mesmo que modelos de aumento futuro do nível do mar geralmente oscilam em torno de um metro ou mais nos próximos 100 ano; mas quanto gelo irá derreter, a temperatura dos oceanos, correntes oceânicas; bem como a amplitude das marés e a geomorfologia costeira afetarão o nível do mar local.
Além disso, o mapa online permite que os usuários cliquem em qualquer lugar do oceano global e da costa e escolham qualquer década entre 2020 e 2150; dessa forma, a ferramenta entregará um relatório detalhado para o local com base nos cinco cenários usados no Sexto Relatório de Avaliação do IPCC; lançado em 9 de agosto.
O IPCC tem fornecido avaliações em escala global do clima da Terra a cada cinco a sete anos desde 1988; com foco nas mudanças de temperatura, cobertura de gelo; bem como emissões de gases de efeito estufa e nível do mar em todo o planeta. Suas projeções do nível do mar são informadas por dados coletados por satélites e instrumentos em solo, bem como por análises e simulações em computador.