Portal Saúde no Ar



Novo relatório do IPCC revela como o aumento do nível do mar impactará a humanidade

Com base no relatório Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC); a equipe de mudança do nível do mar da National Aeronautics and Space Administration (Nasa) criou uma ferramenta de projeção da superfície que possibilita visualizar os impactos do futuro aumento nos litorais e nas comunidades.

De acordo com o relatório, mais de 600 milhões de pessoas (cerca de 10% da população mundial) vivem em áreas costeiras a menos de 10 metros acima do nível do mar. Além disso, com base em uma análise publicada pela Nasa, o nível médio global do mar aumentou cerca de 20 centímetros entre 1901 e 2018; mais rápido do que em qualquer momento nos últimos 3.000 anos.

Contudo, mesmo que modelos de aumento futuro do nível do mar geralmente oscilam em torno de um metro ou mais nos próximos 100 ano; mas quanto gelo irá derreter, a temperatura dos oceanos, correntes oceânicas; bem como a amplitude das marés e a geomorfologia costeira afetarão o nível do mar local.

Além disso, o mapa online permite que os usuários cliquem em qualquer lugar do oceano global e da costa e escolham qualquer década entre 2020 e 2150; dessa forma, a ferramenta entregará um relatório detalhado para o local com base nos cinco cenários usados no Sexto Relatório de Avaliação do IPCC; lançado em 9 de agosto.

IPCC tem fornecido avaliações em escala global do clima da Terra a cada cinco a sete anos desde 1988; com foco nas mudanças de temperatura, cobertura de gelo; bem como emissões de gases de efeito estufa e nível do mar em todo o planeta. Suas projeções do nível do mar são informadas por dados coletados por satélites e instrumentos em solo, bem como por análises e simulações em computador.

 

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.