Cerca de 3.200 profissionais de 20 municípios baianos serão capacitados pelo projeto Pacto pela Vida para acompanhar usuários de álcool, crack e outras drogas. De início, o projeto contemplará 10 municípios, entre os quais, Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari, onde profissionais envolvidos na capacitação já estão sendo mobilizados.
A informação é da Secretaria de Saúde da Bahia, segundo a qual o projeto beneficiará profissionais da rede de atenção psicossocial dos municípios em atenção ao uso de drogas, com foco principal nas equipes de Caps, e representantes de áreas intersetoriais – ação social, justiça e segurança, que serão fortalecidos na articulação no cuidado em rede aos usuários de drogas.
A medida é uma iniciativa conjunta da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Faculdade de Medicina da UFBa e Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti (ARD-FC), por meio do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (-Ad) Gregório de Matos.
O projeto de capacitação em uso de drogas será desenvolvido através de aulas presenciais, estudo de casos, rodas de conversa e atividades reflexivas, com carga horária de 16 horas, e oito horas semanais de atividades de ensino à distância (EAD), durante quatro semanas. Durante o período de EAD haverá discussão de até quatro situações-problema ou casos clínicos, bem como espaço de esclarecimento de dúvidas com profissionais do Caps-Ad Gregório de Matos,localizado no Terreiro de Jesus, na Faculdade de Medicina da UFBA (foto).
A.V.